Translate

BREVE PERFIL PROFISSIONAL


Resumo

Gerardo Portela da Ponte Junior é Doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança pelo Departamento de Engenharia Oceânica da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Engenharia de Segurança pelo Charles W. Davidson College of Engineering, The California State University, em San Jose CA – USA. A San Jose State University é uma das principais universidades do “Vale do Silício”, região considerada a capital mundial da inovação, onde Gerardo Portela morou e atuou também como pesquisador na área de Fatores Humanos.

Como parte experimental de seu doutorado, desenvolveu pesquisas sobre simulações computacionais de escape e abandono em plataformas offshore, no Kelvin Hydrodynamics Laboratory, University of Strathclyde, em Glasgow, Escócia - UK onde também morou. Estas pesquisas permitiram as primeiras simulações computacionais de escape e abandono em instalação de exploração e produção de petróleo offshore do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading), As simulações desenvolvidas contemplam, tanto quanto possível, a modelagem matemática do comportamento humano durante uma emergência.
Gerardo Portela também é Mestre em Gestão Tecnológica e Engenheiro Mecânico e Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica RJ. Começou sua carreira muito jovem e tem mais de 30 anos de experiência profissional no mercado de engenharia, tendo atuado nas áreas de projetos, construção, montagem e operação de sistemas de segurança. Trabalhou nos segmentos de construção naval, siderurgia, construção e montagem, infraestrutura aeroportuária, petróleo, geração elétrica e nuclear nas maiores empresas privadas, multinacionais e estatais brasileiras. Além das atividades profissionais, exerce atividades acadêmicas como Professor de cursos de pós-graduação em Segurança Offshore em diversas instituições no Brasil e no exterior disponibilizando cursos na COPPE UFRJ, PUC RJ, entre outros. Atua também nos cursos de Fatores Humanos e Segurança de Processo da Universidade Petrobras, empresa na qual atualmente trabalha na área de gerenciamento de riscos e segurança. Gerardo Portela é reconhecido como referência sobre o tema Gerenciamento de Riscos, atuando como comentarista convidado de diversos órgãos de imprensa do Brasil como Rede Globo, GloboNews, TV BAND, BandNews TV, Bandnews FM, Rádio CBN, Record, SBT, Rede TV, Veja, Época, UOL, R7. Também é convidado e citado por órgãos de imprensa como LOS ANGELES TIMES e VOZ DA AMÉRICA nos USA, ABC Madrid na Europa, TV ASAHI JAPÃO, entre outros no Brasil e no exterior.
 
Currículo Lattes como Pesquisador na Plataforma do CNPq:  http://lattes.cnpq.br/9255254149168560 

Gerardo Portela é autor contratado da maior editora de conteúdo científico, a Holandesa ELSEVIER onde publicou dois livros no Brasil, um deles também sendo traduzido para publicação nos USA: