Translate

BREVE PERFIL PROFISSIONAL


Resumo

Gerardo Portela da Ponte Junior é Doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança pelo Departamento de Engenharia Oceânica da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Engenharia de Segurança pelo Charles W. Davidson College of Engineering, The California State University, em San Jose CA – USA. A San Jose State University é uma das principais universidades do “Vale do Silício”, região considerada a capital mundial da inovação, onde Gerardo Portela morou e atuou também como pesquisador na área de Fatores Humanos.

Como parte experimental de seu doutorado, desenvolveu pesquisas sobre simulações computacionais de escape e abandono em plataformas offshore, no Kelvin Hydrodynamics Laboratory, University of Strathclyde, em Glasgow, Escócia - UK onde também morou. Estas pesquisas permitiram as primeiras simulações computacionais de escape e abandono em instalação de exploração e produção de petróleo offshore do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading), As simulações desenvolvidas contemplam, tanto quanto possível, a modelagem matemática do comportamento humano durante uma emergência.
Gerardo Portela também é Mestre em Gestão Tecnológica e Engenheiro Mecânico e Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica RJ. Começou sua carreira muito jovem e tem mais de 30 anos de experiência profissional no mercado de engenharia, tendo atuado nas áreas de projetos, construção, montagem e operação de sistemas de segurança. Trabalhou nos segmentos de construção naval, siderurgia, construção e montagem, infraestrutura aeroportuária, petróleo, geração elétrica e nuclear nas maiores empresas privadas, multinacionais e estatais brasileiras. Além das atividades profissionais, exerce atividades acadêmicas como Professor de cursos de pós-graduação em Segurança Offshore em diversas instituições no Brasil e no exterior disponibilizando cursos na COPPE UFRJ, PUC RJ, entre outros. Atua também nos cursos de Fatores Humanos e Segurança de Processo da Universidade Petrobras, empresa na qual atualmente trabalha na área de gerenciamento de riscos e segurança. Gerardo Portela é reconhecido como referência sobre o tema Gerenciamento de Riscos, atuando como comentarista convidado de diversos órgãos de imprensa do Brasil como Globo, Globo News, Record, SBT, Rede TV, Veja, Época, UOL, R7. Também é convidado e citado por órgãos de imprensa como LOS ANGELES TIMES e VOZ DA AMÉRICA nos USA, ABC Madrid na Europa, TV ASAHI JAPÃO, entre outros no Brasil e no exterior.

Gerardo Portela é autor contratado da maior editora de conteúdo científico, a Holandesa ELSEVIER onde publicou dois livros: